Perfil do Cliente

As primeiras fábricas de papel suecas foram estabelecidas no século 16. O papel era feito à mão, até 1832, quando a primeira máquina de papel foi construída na Suécia.

A fundação da fábrica de papel Munksjö em 1862 deveu-se a um encontro casual de dois eminentes senhores: Janne Lundström, um inventor e industrial de Jönköping, e Lars Johan Hierta, um investidor proeminente, editor e político. A Munksjö se tornou uma das produtoras de papel mais inovadoras da Europa e continua a fornecer produtos de primeira classe para uma base de clientes em todo o mundo.

O grupo Munksjo se tornou uma empresa multinacional de papéis especiais. Os produtos da empresa compõem os projetos finais de seus clientes. A oferta de papéis inclui, por exemplo, papel decorativo, suporte, abrasivos, gráfico e industrial. Os diferentes tipos de papel são usados em várias aplicações industriais e bens de consumo, incluindo a indústria de móveis e design de interiores como também são usados para desenvolver um sistema mais sustentável para o consumo de energia.

Desafio

O foco na redução de custos está levando cada vez mais os gestores da área de logística a se concentrar em eficiência, utilização, disponibilidade e otimização de seus ativos. O grande desafio se resumia em duas perguntas: Quantas empilhadeiras nós temos? Quantas realmente nós precisamos? Por isso, era necessário encontrar uma solução completa para responder essas questões e muitas outras ainda sem resposta na administração de uma frota de empilhadeiras, e ao mesmo tempo ganhar em produtividade.

Solução

Assim como a maioria das empresas, a Munksjo enfrenta o desafio de reduzir os custos de suas operações e necessitava avaliar melhor o uso de suas empilhadeiras para aprimorar a eficiência de suas atividades. Esta preocupação diária veio de encontro quando teve a oportunidade de conhecer os sistemas da SOFTRACK para a gestão de empilhadeiras através da empresa Vitória do Vale que é a fornecedora das máquinas para a planta de São José dos Campos/SP.

Após conhecerem a solução a equipe optou pela implantação do SOFTRACK Telemetria que fornece informações sobre as atividades das empilhadeiras em gráficos, contribuindo para a identificação de pontos de melhoria na operação. “Precisávamos de um sistema que oferecesse uma ampla visão do negócio para otimização da nossa frota de empilhadeiras”, diz o atual gerente de logística da empresa. Quando conhecemos o SOFTRACK ficamos impressionados com a sua capacidade. As funcionalidades eram as que procurávamos, em termos de gerenciamento de informações e dimensionamento de frota.

Principais Benefícios

“Somente os operadores devidamente treinados e certificados tem acesso aos equipamentos através do sistema SOFTRACK”. Agora o checklist é feito de forma eletrônica diretamente no “Painel do Operador” e só após o término a máquina estará disponível para utilização. O sistema também ajuda a controlar eventualidades que podem ocorrer no dia-a-dia, por exemplo, excessos de velocidade, excesso de tempo com a máquina ligada e parada entre muitos outros, um alerta via e-mail é encaminhado para a equipe de gestão e as atividades são retomadas.

A empresa também ressalta as contribuições do SOFTRACK relacionadas ao planejamento financeiro de suas operações. “Podemos nos basear nas informações do sistema para determinar a melhor utilização dos nossos recursos financeiros”. A empresa está tão animada com a utilização do SOFTRACK que trabalha num plano de expansão para as outras empresas do grupo.

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/case-de-sucesso-softrack-e-munksj%C3%B6-m%C3%A1rio-bavaresco-neto?trk=prof-post